HarmonyOS da Huawei possui um grande retorno e já tem milhões de desenvolvedores inscritos
O HarmonyOS, sistema operacional proprietário da Huawei, já apresenta seus primeiros resultados que denotam um sucesso iminente. Abrangendo oficialmente mais de 10 milhões de dispositivos em pouco mais de uma semana, o software acaba de atingir uma nova marca respeitável.
De acordo com o novo anúncio da empresa, mais de 4 milhões de desenvolvedores estão desenvolvendo aplicativos para o HarmonyOS, e cerca de 134 mil aplicativos já foram criados para a plataforma, sem considerar o software do Google Play Services com retrocompatibilidade.
Para instigar o rápido aumento de aplicativos, a empresa lançou o Innovation Competition 2021, uma competição que convida desenvolvedores a criar aplicativos para o HarmonyOS. O Apps Up permite que engenheiros de software de todo o mundo (exceto América do Norte) participem e concorram a uma premiação de US$ 1 milhão para o melhor app.
Segundo a chinesa, o sistema operacional proprietário já é o terceiro maior ecossistema — indicando uma posição no pódio abaixo do Android e iOS — para smartphones e tablets. Não há outra fonte que confirme esse dado, visto que há outros softwares no mercado que abrangem uma quantidade massiva de dispositivos, como o KaiOS.
A empresa destaca também que a ferramenta base de aplicações e serviços de seu ecossistema está avançando para sua sexta versão com diversas melhorias em relação ao HMS Core 5.0, como o suporte a serviços em nuvem do Huawei Cloud e aplicativos mais poderosos.
Outro fator que contribui para a ampla difusão do HarmonyOS é a atualização de dispositivos mais antigos, como o Mate 20 Pro, lançado em 2018. A lista completa já anuncia dezenas de smartphones e tablets. A Huawei também preparou o lançamento do Watch 3 e 3 Pro que sairão da fábrica executando uma versão adaptada do sistema para plataformas vestíveis.