10 melhores aplicativos para organizar a vida financeira em 2021

Cada vez em mais em alta, os aplicativos para organizar a vida financeira auxiliam os cidadãos a cuidarem do seu bolso e fazer projeções, organizando a vida financeira. São muitas funcionalidades que estes aplicativos oferecem e que permitem analisar a evolução do salário e assistentes com uso de inteligência artificial. tem aplicativos de planilhas para controlar orçamento e despesas, para quem está mais familiarizado com as planilhas. Há opções de ferramentas para quem está em busca da contabilidade correta sobre como organizar a vida financeira de forma mais tranquila e sem surpresas desagradáveis.

Contudo, alguns destes aplicativos solicitam a senha eletrônica do banco para que a conta seja sincronizada com os dados da conta bancária de forma automática. Mas também é possível adicionar as despesas e ganhos manualmente. Veja abaixo alguns aplicativos e planilhas que vão lhe ajudar bastante na organização da sua nova vida financeira em 2021.

Aplicativos para organizar a vida financeira em 2021

1 – Organizze

O aplicativo dá a opção de controlar conta corrente, poupança e investimentos, além de informar quanto pode ser gasto em cada categoria. Também mostra resumos com gráficos e dá aviso sobre as contas que precisam ser pagas. Os dados bancários podem ser exportados e é possível ter controle de vários cartões. Há versão gratuita e versão paga, com mais funções.

2 – Minhas Economias

 Os ganhos e gastos podem ser inseridos de forma manual e analisadas em relatórios e gráficos. Também há um “gerenciador de sonhos” para o usuário estabelecer objetivos e se planejar.

3 – Mobills

O aplicativo permite controlar contas e cartões de crédito e verificar gastos por categoria. Ele também oferece dicas, dá alertas e dá a possibilidade de estabelecer metas. Há versão gratuita e versão paga.

4. Guiabolso

O aplicativo permite sincronizar a conta bancária e analisar, por meio de gráficos, para onde está indo seu dinheiro. Além disso, o Guiabolso oferece um marketplace, espaço onde o consumidor pode avaliar propostas de empréstimos, seguros e cartões. O app possui também um espaço de movimentação bancária, pelo qual o usuário consegue fazer transações usando o aplicativo como um iniciador de pagamentos. Na Google Play, usuários dizem que a ferramenta é funcional, mas que ficou menos intuitiva e com excesso de informação depois da última atualização.

5 – Google Planilhas

5. Tem quem prefira as planilhas tradicionais para controlar as finanças em vez de aplicativos. Pouca gente sabe, mas o Google Planilhas oferece alguns modelos de planilhas prontas com essa finalidade. Basta preencher os ganhos e gastos, e a planilha realiza automaticamente as contas e apresenta um balanço do orçamento anual do usuário, de graça. Quem tem uma conta do Google tem acesso à planilha em qualquer lugar.

6. B3

A bolsa de valores brasileira, a B3, também disponibiliza uma planilha de Excel para documentar as receitas e despesas, além de investimentos em ações, Tesouro Direto, renda fixa, previdência privada e outras aplicações. Você insere suas informações divididas por meses e categorias e a tabela calcula o saldo. É menos tecnológica que os apps, mas pode funcionar também. Não é preciso entender muito de Excel para usá-la.

7. Idec

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) também disponibiliza uma planilha de orçamento doméstico no Excel para registrar receitas e despesas mês a mês. A tabela é um pouco mais complexa do que as outras, mas permite, por exemplo, comparar a variação entre os ganhos e gastos reais e os previstos e organizar as compras parceladas nos cartões de crédito.

8 – Controle Financeiro Wisecash

A plataforma fornece diversos gráficos e resumos por categorias mensalmente e também no final de cada ano. Vale destacar também que essa ferramenta é gratuita.

Por meio desse aplicativo, você poderá agendar uma determinada transmissão que será feita todos os meses. Com isso, não será preciso fazer a mesma tarefa centro e ainda não há o risco de a pessoa esquecer-se de um determinado compromisso financeiro.

Outro aspecto positivo do app refere-se à interface intuitiva e fácil de manuseá-la, o que facilita o aprendizado, principalmente aos iniciantes que podem não ter familiaridade com as novas tecnologias ou com os termos técnicos das finanças. O aplicativo está disponível no sistema Android.

9 – Planilha InfoMoney

Para ajudar o leitor que procura um 2021 melhor financeiramente, o InfoMoney lançou uma planilha de gastos em Excel. Ela foi elaborada por Lauro Araújo, mestre em finanças internacionais, assessor de investimentos e autor de livros como Guia de Investimentos e Saúde FinanceiraFique Rico e Viva Feliz Opções do Tradicional ao Exótico. Para personalizar os cálculos à sua realidade, tudo de graça, basta informar seu e-mail clicando aqui, para baixar a planilha e seguir as instruções.

10 – Olivia

Com uma proposta semelhante ao Guiabolso e ao Mobills, a Olivia é também um dos aplicativos de controle de gastos mais bem avaliados no Brasil. O grande trunfo do app está na tecnologia empregada no seu uso. A Olivia se diferencia ao utilizar inteligência artificial  (IA) para compreender a rotina de gastos do usuário e direcionar dicas e sugestões personalizadas para cada perfil. Ao final de um mês, a Olivia pode perceber que os gastos do usuário com delivery foram superiores às despesas nessa mesma categoria no mês anterior. Com isso, a IA do app desafia o usuário a gastar menos com delivery no mês seguinte, estabelecendo um teto de gastos e lembrando constantemente da meta ao usuário. A Olivia aposta justamente no comportamento para melhorar a saúde financeira dos usuários. Além de ser um aplicativo um pouco mais descontraído, já que a interface lembra uma conversa de WhatsApp, a Olivia incentiva o usuário por meios de desafios como o mencionado e estipula metas de consumo. Vale ressaltar que a Olivia não controla seus gastos, mas dá recomendações. A decisão final sempre é do usuário. Assim como o Guiabolso, o app funciona a partir da integração da conta bancária e pede a senha eletrônica do usuário para poder acompanhar as movimentações na conta. No caso da Olivia, o acesso, porém, permite apenas visualizar informações. O aplicativo da Olivia está disponível para download na App Store (iOS) e na Google Play (Android) de forma gratuita.

Via: noticiasconcursos