Melhores aplicativos para ver o clima no celular

Como as mudanças repentinas de temperatura se tornam mais constantes e uma forte onda de frio chega, vale a pena instalar um aplicativo de previsão do tempo em seu telefone para que você não se surpreenda.

A boa notícia é que seu smartphone provavelmente vem com um aplicativo pré-instalado, capaz de fornecer as informações básicas, como a temperatura local, bem como a previsão do tempo para o resto do dia.

Além disso, existem outros aplicativos meteorológicos mais completos, com atualizações de radar ao vivo, conectados a uma rede de estações e com uma apresentação mais amigável.

Conheça 9 aplicativos grátis e escolha a melhor opção para ficar por dentro da previsão do tempo de forma prática.

1. Google Assistente

O serviço de assistência virtual inteligente da Google está presente em todos os dispositivos com sistema Android e pode ser, inclusive, baixado em iPhone com iOS 11 ou versões mais recentes. Para conhecer a previsão do tempo no Android, basta dizer “Ok, Google” e fazer uma pergunta como “Como está o tempo em minha cidade?”. No iOS funciona de forma semelhante, mas antes é necessário abrir o Google Assistente.

Se você não quer usar o comando de voz, basta abrir o app do Google e buscar pelo marcador de clima.

2. Bixby/Samsung Weather

Os celulares Galaxy já vêm com o assistente virtual Bixby e o app Samsung Weather pré-instalados. Para verificar o tempo no celular, basta segurar o botão Bixby ou dizer “Olá, Bixby” após ativar o comando por voz, e perguntar como está o tempo da forma que achar melhor.

Com o tempo, o assistente virtual perceberá quais são as frases mais utilizadas e se adaptará às suas preferências. O aplicativo também conta com um widget que permite colocar um indicador de temperatura na tela inicial do celular.

3. Siri/Tempo

Semelhante a outros assistentes virtuais, o tempo pode ser consultado no aplicativo nativo do iPhone utilizando a Siri. Para tanto, basta pressionar o botão home no smartphone e fazer uma pergunta sobre as condições atmosféricas.

4. Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) é o órgão do governo federal responsável pela previsão meteorológica. O aplicativo, disponível tanto em iOS quanto no Android, foi lançado em 2020 para comemorar os 111 anos da instituição e tem como grande diferencial os alertas meteorológicos regionais.

5. WeatherBug

O grande mérito do WeatherBug é concentrar múltiplas funções em poucas telas, evitando a navegação desnecessária por vários menus. Em países como os Estados Unidos, o app oferece inclusive imagens do tempo ao vivo, mas a funcionalidade não está disponível no Brasil. Pode ser baixado em iPhone e celulares Android.

6. Climatempo

O app Climatempo, além das informações gerais sobre o tempo, traz informações detalhadas que podem ser úteis, como índices de proliferação de mosquitos, incidência de raios UV e o risco de gripe ou resfriado. O aplicativo, disponível na App Store e na Play Store, informa até a possibilidade de aparecer um arco-íris no dia.

7. The Weather Channel

O aplicativo, que leva o mesmo nome do canal de TV especializado em clima, mostra informações básicas como velocidade do vento, umidade e outras mais específicas, como alerta de alergias. Está disponível no iPhone e em smartphones Android. A depender da cidade, The Weather Channel oferece recursos como vídeos, informações sobre o trânsito e mapas.

8. AccuWeather

Com um design mais apurado, o AccuWeather apresenta recursos visuais, como gráficos e imagens realistas, para apresentar as condições climáticas. A navegação é simples e intuitiva, e um dos diferenciais é a previsão meteorológica por mapas. O app tem widget para integração com Android, mas a função não existe no iOS.

9. Weather Doge

Para quem quer uma opção mais divertida para ver como está o tempo, o Weather Doge é a solução ideal. Baseado no meme que deu origem à criptomoeda, o app utiliza a base de dados do OpenWeatherMap e traz frases bem humoradas para dar as informações meteorológicas. O app pode ser utilizado tanto em iPhone quanto em celulares Android.

Via: TecMundo