Melhores aplicativos para usar no smartwatch

Uma grande vantagem dos smartwatches é a capacidade de baixar e instalar aplicativos em seu dispositivo, para que você possa acessar os recursos de seus aplicativos favoritos, mesmo que seu celular não esteja disponível.

Se você utiliza um Apple Watch ou um aparelho com o sistema operacional Wear OS, pode acessar a lista de apps disponíveis para o seu relógio na App Store ou na Google Play Store, respectivamente.

1. Strava

  • Compatibilidade: AndroidiOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

O aplicativo do Strava para smartwatch permite monitorar e gravar suas corridas ou exercícios físicos. A versão para wearables pode funcionar de forma independente do seu celular e os dados podem ser sincronizados posteriormente, desde que ambos estejam conectados à mesma rede Wi-Fi.

O Strava é disponibilizado para watchOS e Wear OS. Nos dois casos, o aplicativo possui comandos para iniciar e parar a gravação de um exercício. Pela tela, é possível visualizar informações como distância percorrida, tempo e ritmo médio.

O aplicativo também pode ser integrado com o Saúde e o Google Fit para sincronizar as suas informações de atividades físicas. Por fim, o Strava possui suporte a mais de 30 categorias de exercícios diferentes, permite criar grupos ou participar de comunidades e disponibiliza um acervo com mapas e rotas de trilhas.

2. Spotify

  • Compatibilidade: AndroidiOS
  • Preço: gratuito com opção de assinatura

Você pode usar o seu smartwatch para controlar a reprodução de músicas e podcasts no Spotify. O app do serviço de streaming inclui funções para pausar, avançar, retroceder e salvar músicas na sua biblioteca.

O Spotify é compatível com Apple Watch, Wear OS, wearables da Samsung e smartwatches de Fitbit e Garmin. Algumas funcionalidades são limitadas para assinantes da versão premium, como a possibilidade de reprodução offline ou ouvir músicas diretamente pelo relógio.

A assinatura gratuita do Spotify dá acesso ao catálogo completo da plataforma, mas conta com anúncios, limita funcionalidades para avançar a reprodução e não permite o download de conteúdos. A versão Premium inclui planos individuais a partir de R$ 19,90 por mês.

3. Microsoft Outlook

Se você não pode perder as atualizações da sua caixa de entrada de e-mail, vale a pena utilizar o aplicativo do Outlook para smartwatch. No seu wearable, é possível receber notificações de eventos e novas mensagens, acessar suas caixas e ler e-mails recentes.

O Outlook é compatível com dispositivos Galaxy Wearables, aparelhos com Wear OS ou Apple Watch. Para receber as mensagens pelo seu smartwatch, é necessário ativar as notificações do app em seu celular.

A plataforma permite cadastrar até 20 endereços de e-mail para acompanhar entradas e saídas, incluindo contas em serviços de terceiros, como o Gmail. Além do envio e recebimento de mensagens, o app permite criar eventos e montar uma agenda própria.

4. Calm

  • Compatibilidade: AndroidiOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

Procurando por opções para relaxar e meditar? O Calm é uma plataforma que concentra exercícios, paisagens sonoras e sessões de meditação guiada, com opção de acesso ao catálogo pelo aplicativo para smartwatch.

O Calm pode ser utilizado no Apple Watch ou em dispositivos com Wear OS. Pelo dispositivo, é possível reproduzir sessões de meditação guiada, ouvir histórias de sono e até mesmo praticar exercícios de respiração a partir da interface do seu relógio.

A versão gratuita do Calm limita o acesso a muitos conteúdos do catálogo. A assinatura do plano Premium é disponibilizada por R$ 149,99 por ano, com período gratuito de testes por 7 dias para novos assinantes.

5. Uber

Você pode solicitar uma corrida pela Uber a partir do seu smartwatch. O aplicativo da plataforma possui funções para iniciar uma corrida a partir da sua localização atual e acompanhar os detalhes do trajeto e do perfil motorista. Dessa forma, não é necessário pegar o seu celular para pedir suas viagens.

O aplicativo pode ser acessado apenas pelo Apple Watch. Algumas funções não são disponíveis na versão para watchOS, como a possibilidade de dividir tarifas e entrar em contato com o motorista.

Por configuração padrão, a Uber fará o pedido pelo Apple Watch considerando a forma de pagamento e a escolha de veículo mais recente. Além disso, utiliza a sua posição registrada no GPS como ponto de partida: para alterar, é necessário abrir o app no celular.

6. Todoist

O Todoist é uma opção interessante entre aplicativos de produtividade para smartwatches. A plataforma permite criar listas de tarefas, lembretes e eventos para organizar a sua rotina diária.

A interface do app permite navegar entre as tarefas por data, acessar a lista de obrigações designadas ao seu perfil e ainda conferir os lembretes marcados por diferentes etiquetas, como trabalho ou rotina pessoal. O Todoist pode ser acessado em dispositivos com Wear OS e pelo Apple Watch.

Um recurso interessante do app é o modo Ambiente, que fixa a sua lista de tarefas no mostrador do relógio. Essa função pode ser utilizada, por exemplo, para conferir a sua lista de compras no mercado sem a necessidade de abrir o app várias vezes.

7. Shazam

O seu relógio pode identificar a música que está tocando no ambiente. Para isso, é necessário apenas possuir o aplicativo do Shazam instalado em seu Apple Watch.

O funcionamento é muito simples, mas atende à demanda principal do uso do app. Basta pressionar o ícone do Shazam, aguardar alguns segundos e em seguida receber as informações sobre a música que está sendo reproduzida no ambiente.

Pelo app para celulares, o Shazam ainda traz mais opções. É possível acompanhar a letra, criar listas de favoritos e reproduzir as músicas em serviços de streaming.

8. Saúde

  • Compatibilidade: iOS
  • Preço: gratuito

O Saúde é o app nativo do iOS para monitorar atividades físicas e outras informações importantes sobre o seu estado de saúde. Quando pareado com um Apple Watch, esse app consegue coletar dados ainda mais precisos sobre o seu dia e atualizar detalhes com frequência.

Com a ajuda de um Apple Watch, por exemplo, é possível monitorar o seu sono, acompanhar a distância percorrida em um dia e acessar dados sobre tempo em pé, gasto diário de calorias ou frequência cardíaca. Todas essas informações são atualizadas em seu celular, com a opção de acessar um histórico de atividades.

Além das funções próprias, o Saúde ainda pode ser integrado com outros aplicativos para receber dados sobre atividades físicas e dietas. Dessa forma, todas as informações são concentradas em apenas uma plataforma.

9. Telegram

Na eterna disputa contra o WhatsApp, o Telegram leva vantagem quando o assunto é a compatibilidade com smartwatch. O aplicativo do mensageiro para watchOS permite visualizar, enviar mensagens e até mesmo gravar áudios pelo seu relógio.

Com as notificações ativadas, o Telegram pode exibir as mensagens mais recentes de chats e grupos no visor do seu Apple Watch. Há, ainda, a possibilidade de interagir nas conversas com o envio da sua localização, mensagens de áudio e figurinhas salvas na plataforma.

Para usar o app, no entanto, é necessário manter o Telegram conectado ao seu celular. O app também possui uma funcionalidade para selecionar links pelo Apple Watch e enviá-los para acesso no iPhone.

10. Mobills

O aplicativo de controle financeiro Mobills pode ser acessado em seu Apple Watch. A interface do app no dispositivo exibe o seu saldo atual e permite registrar gastos ou receitas diretamente pelo relógio, sincronizando com seu perfil no celular.

O Mobills permite o registro de todas as suas despesas e saldo de contas bancárias. Com todas essas informações, o app gera gráficos sobre os seus gastos mensais, mostrando quais são as áreas que mais movimentam o seu dinheiro diariamente.

O ícone do aplicativo também pode ser integrado ao mostrador do seu relógio. Ao ser utilizado, exibe uma notificação com o saldo atual registrado em sua conta.

Via: Canal Tech