Android 12 vai facilitar o uso de lojas de aplicativos alternativas

No Android, você pode instalar aplicativos fora da Play Store ou escolher uma loja diferente da sua. No entanto, esse método exige que os usuários executem várias etapas para superar o nível de segurança do sistema, o que às vezes impede que os usuários consigam baixar os aplicativos que querem.

No Android 12, os novos métodos e experiência do Google com outros fornecedores de aplicativos serão melhores.

A possibilidade já havia sido aventada no ano passado e, agora, foi confirmada pelo site XDA Developers na documentação do Android 12 destinada aos desenvolvedores.

Trata-se do método setRequireUserAction, que deve ser inserido por programadores aos parâmetros de pacotes que instalam novos aplicativos, os PackageInstaller.SessionParams.

Assim que adotá-lo, a loja de apps alternativa à Play Store poderá fazer atualizações automáticas sem qualquer ação do usuário, exatamente como loja oficial do Android o faz.

Por exemplo, até o Android 11, se você tenta atualizar o aplicativo da Epic Games baixado pelo navegador, o sistema solicitará uma nova permissão — o que não acontece com a Play Store.

No Android 12, isso será diferente: se a plataforma alternativa seguir algumas regras, ela poderá se comportar quase como uma loja nativa, poupando o usuário das recorrentes solicitações.

Obviamente, ainda é necessário conceder à loja de apps a permissão para instalar aplicativos de fontes desconhecidas.

Essa autorização pode ser concedida no menu de configurações e é dado pelo mesmo processo de qualquer outro método semelhante, como para apps em formato.

APK dentro do gerenciador de arquivos e downloads feitos pelo navegador.

Já para a loja de apps, a experiência aprimorada exige que ela esteja adaptada para o novo método do Android e utilize a API de nível 29 (Android 10) ou mais recente.

Tornar a experiência de plataformas alternativas mais próxima da Play Store é uma promessa do Google feita em setembro de 2020.

Provavelmente, a gigante quer garantir que smartphones Android estejam abertos para mais competidores no segmento de distribuição de aplicativos, assim evitando que entre na mira de ações judiciais, como a que a Epic Games travou com a Apple.

Mais novidades podem estar a caminho, assim como a definição de outros pré-requisitos para lojas de aplicativos.

Até a atualização de agosto do Android Beta— quando o sistema finalmente alcançar estabilidade —, mudanças grandes podem acontecer nos bastidores do Android 12, portanto, é importante continuar de olho no que é divulgado pelo Google.

Via; Canal Tech