5 maneiras de ganhar dinheiro com seu aplicativo

A revolução móvel chegou e continuará! Mudou nossa forma de atualização, consumo e até negócios! Aqueles que abraçaram esta inovação desde cedo conseguiram lucrar com os benefícios do mundo virtual. Agora, todo mundo também quer saber um grande segredo: como ganhar dinheiro com aplicativos?

Antigamente era bem mais complicado…

Quem se perguntava como ganhar dinheiro com aplicativos sabia que ou teria que entender de programação e os diferentes tipos de linguagens e configurações, ou teria que contratar um desenvolvedor especificamente para conseguir tirar a sua ideia do papel. Ah, e isso tinha custos altíssimos! Um programador freelancer podia cobrar entre $13 e $ 50 (ou mais!) por hora.

Desse jeito fica difícil fazer a sua ideia decolar e trazer o retorno financeiro que você precisa, né?

Mas nem tudo está perdido. Hoje em dia isso tudo já está bem mais simples!

Agora você já encontra empresas e agencias de criação de aplicativos que tornam todo esse processo bem mais descomplicados.

Se você já tem um negócio ou quer começar seu próprio negócio de criação de aplicativos, aqui vão algumas dicas sobre como ganhar dinheiro com aplicativos.

1 – Venda seu aplicativo em uma loja de downloads

Essa é, provavelmente, a primeira opção que passa na cabeça de qualquer pessoa que quer saber como ganhar dinheiro com aplicativos. Ela funciona muito bem se você tem uma ideia inovadora ou um conteúdo de alta qualidade, o que te permite cobrar pelo download do seu aplicativo. Para isso, basta caprichar no seu projeto e ditribuí-lo através de lojas de download como Google Play e Apple Store.

Por exemplo, uma pessoa que compra livros de culinária com frequência não irá se importar em pagar por um aplicativo que tenha boas receitas, lista de compras e instruções em vídeo.

Para essa estratégia funcionar, você precisa investir não só no app, como na promoção dele também. Quanto mais pessoas souberem da existência do seu app, mais pessoas podem fazer o download dele e mais dinheiro você ganha!

Além disso, existe outra questão muito importante…

Quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu aplicativo?

Definir um preço muito baixo talvez não seja o suficiente para cobrir os custos de desenvolvimento. E, definir um preço muito alto pode assustar os usuários. Portanto, pense bem na sua precificação. É extremamente importante que você leve em consideração a divisão da receita entre todas as partes da distribuição.

2 – Ofereça produtos e serviços através do seu app

Ao invés de vender o seu app você pode vender coisas através dele. Se você queria saber como ganhar dinheiro com aplicativos, provavelmente já havia pensando nesta ideia. Por exemplo, se você oferece algum tipo de serviço (e/ou produto), pode disponibilizá-los através do seu app. Restaurantes podem oferecer serviços de delivery, lojas de roupa podem receber encomendas, táxis podem receber pedidos de corridas e por aí vai.

Outro modelo de negócio muito comum é o “Freemium”. Ele nasceu da junção dos termos “free” e “premium” e baseia-se na oferta de um serviço gratuito porém, caso alguém queira recursos adicionais, esta pessoa precisa pagar por eles. Alguns exemplos de apps com esse modelo de negócio são: Spotify, Tinder e Skype.

Antes de escolher este modelo, não se esqueça de que é preciso oferecer uma versão minimamente funcional do aplicativo, de modo que ela incentive o usuário a adquirir funcionalidades adicionais ou comprar a versão completa. Os recursos ausentes não devem ser essenciais, mas devem valer a pena e acrescentar valor ao produto. Neste caso, o que importa é que o usuário tenha a sensação de estar recebendo alguma coisa que compense o investimento.

Além disso, você também pode utilizar um modelo de assinatura. Esse modelo é ideal para aplicativos que produzam algum tipo de conteúdo com determinada frequência. Neste caso, também é válido pensar na possibilidade de se oferecer um período de teste para “conquistar” o usuário (o que também lembra um pouco da estratégia Freemium).

Independente do que você escolher, vender um produto ou serviço através do seu app te introduz ao mundo do mobile commerce, um segmento que já possui milhões de clientes e não para de crescer.

3 – Ofereça espaços publicitários

Se você tem uma ideia que pode ajudar muitas pessoas e não quer cobrar por ela, você pode ganhar dinheiro oferecendo espaços publicitários dentro do seu app. Desta forma, você consegue espalhar sua mensagem e ainda garante uma grana extra!

Mas…

Para essa estratégia realmente trazer retorno,você deve trabalhar bem a sua estratégia de divulgação, para que seu aplicativo tenha muitos usuários (e que todos eles vejam e cliquem nos anúncios do app).

Outra opção muito utilizada é combinar a estratégia Freemium com os espaços publicitários. Desta forma, o app exibe propagandas para aqueles que estão utilizando a versão gratuita (Free) e, se eles pagarem pelo app, podem se livrar dos anúncios e usufruir do app sem empecilhos.

4 – Use o seu aplicativo como uma ferramenta para promover seu negócio

Se fazer dinheiro através do seu aplicativo não é o seu objetivo, concentre-se apenas em promover seu negócio e ganhar dinheiro. Divulgar sua empresa através do seu app pode ser suficiente para criar interesse na sua marca e trazer mais receita para sua empresa.

Por exemplo, apps que facilitam o agendamento de horários em restaurantes e salões de beleza, geram mais reservas o que, por sua vez, gera mais vendas.

Ou seja, se a existência de seu aplicativo facilitou de alguma forma o gerenciamento de sua empresa ou loja, ou atraiu mais clientes, ou simplesmente aumentou a exposição de sua marca, acredite: seu app já está fazendo você ganhar dinheiro!

5 – Criar e vender aplicativos para outras empresas ou organizações

Se você já é craque em criar aplicativos, pode considerar a opção de criar aplicativos para os outros.

Com a ajuda das empresas de criação de aplicativos, todo o processo de criar um app ficou bem mais simples.

Super bônus!

Como você deve ter notado, boa parte das estratégias também exigem um esforço de marketing. Não é a toa que Chris Guillebau já dizia:

“SE METADE DO TRABALHO É CONSTRUIR A CASA, ENTÃO A OUTRA METADE É VENDÊ-LA”

Ou seja: não adianta construir algo incrível se ninguém souber disso.

Por conta disso, depois de descobrir como ganhar dinheiro com aplicativos, veja algumas dicas de marketing que podem te auxíliar a aumentar o seu número de usuários e, consequentemente, seu lucro!

1 – Crie uma landing page

Uma landing page é uma página simples onde você expõe o seu app de uma maneira atrativa, explica seus maiores benefícios e indica os links para download do mesmo. Ela é uma espécie de folheto virtual que pode te ajudar a capturar usuários (mesmo aqueles que estão num dispositivo desktop).

2 – Divulgue nas redes sociais

Pergunta rápida: Qual a primeira palavra que tem vem a cabeça quando você pensa em aplicativo?

Facebook? Twitter? Instagram?

Independe do que seja a sua resposta, há uma grande chance de que você tenha pensado em algum aplicativo de rede social. E é por isso que elas podem ser ótimos canais de comunicação e distribuição do seu app!

3 – Pense no SEO

No momento em que estiver cadastrando o seu app nas lojas de download, seja extremamente cuidadoso(a) com as palavras que utilizar na descrição. Elas serão utilizadas para a otimização dos mecanismos de busca da loja e é através delas que os usuários vão localizar o seu app.

O SEO (Search Engine Optimization) é importante não só para o Google Play ou Apple Store, mas para a sua landing page também! Tudo o que você escrever nela irá influenciar na maneira como as pessoas encontram sua marca. Essa é uma estratégia fundamental para quem se pergunta como ganhar dinheiro com aplicativos.

4 – Coloque anúncios no Google

Outra maneira de atrair mais usuários é mostrar o seu produto para pessoas que estão buscando por temas relevantes para o seu público. Colocar um anúncio pelo Google AdWords para divulgar a sua landing page pode ser uma ótima estratégia para dar um boom na divulgação.

5 – Explore mercados internacionais

Se o seu aplicativo pode ser útil para pessoas de outros países, por que não vendê-lo nesses países também? Para decidir quando (ou “se”) você deve expandir o seu mercado de atuação, não deixe de levar em conta os custos de tradução e adaptação. Distribuir produtos em países do estrangeiro exige conhecimentos sobre a cultura e o público com o qual se deseja trabalhar, para não “manchar” a sua marca ou investir algo que não faz sentido em outra localização.

Pronto! Agora você já sabe como ganhar dinheiro com aplicativos e até como maximizar os resultados da estratégia que você escolher.