YouTube adota medida ainda mais agressiva para impedir o uso de adblockers
O YouTube está apresentando lentidão em todo o site, ao detectar o uso de bloqueadores de anúncio. A medida deve ser mais um esforço da companhia para desencorajar o uso dos chamados adblockers.
Diversos usuários relataram a lentidão na plataforma em publicações no Reddit, observando que o site ficou devagar e pouco responsivo sem motivo aparente. Então, ao desabilitar o bloqueador de anúncio, tudo teria voltado ao normal.
O 9to5Google confirmou a informação. Sempre que o bloqueador de anúncios está ativo, o site do YouTube começa a apresentar problemas, portanto parece ser uma ação proposital da plataforma. A princípio, a lentidão serviria para incomodar usuários e convencê-los a desativar a ferramenta.
YouTube luta contra adblockers
A campanha do YouTube contra bloqueadores de anúncios acontece há meses e a plataforma parece disposta a adotar medidas cada vez mais rígidas contra esses complementos. Segundo a empresa, o uso de adblockers configura uma violação aos termos do serviço.
Nas tentativas anteriores, o YouTube chegou a limitar a reprodução de vídeos e exibiu notificações em tela cheia.
A exibição de publicidade é algo importante para a plataforma, uma vez que é a sua principal fonte de receita — embora incomode o público em muitos casos. A empresa lucra com a reprodução de anúncios antes e durante vídeos.
Por anos, bloqueadores serviam como única alternativa para evitar esses anúncios. Porém, em 2018, o Google começou a retrabalhar a assinatura YouTube Premium, uma solução paga que não exibe publicidade na plataforma.
Como corrigir a lentidão do YouTube
Por enquanto, a única solução conhecida para a lentidão do YouTube é desativar o bloqueador de anúncios do navegador e utilizar a plataforma normalmente. Contudo, com isso a publicidade volta a aparecer durante a reprodução de vídeos.
Se esse for um fator que realmente incomoda, vale considerar assinar o YouTube Premium. Atualmente, o plano mais barato da plataforma custa R$ 24,90 por mês.