Qual a diferença entre aplicativos nativos, web, ou híbridos?

Os smartphones se tornaram uma parte importante de nossas vidas diárias, tanto que hoje em dia, os smartphones são necessários até mesmo no local de trabalho.

Mudaram a forma como lidamos com a tecnologia, otimizaram nosso tempo e até mudaram nossos hábitos de comunicação e consumo.

Tudo isso em grande parte devido aos aplicativos nativos, híbridos ou web, que reinventaram os dispositivos móveis e criaram possibilidades infinitas para este pequeno dispositivo que cabe no nosso bolso.

Sem dúvida, vivemos uma era de transformação digital e rápido progresso tecnológico a cada dia. Os aplicativos móveis tornaram-se indispensáveis ​​e passaram a ser responsabilidade da maioria de nossas interações digitais, algumas das quais quase necessárias para a comunicação pessoal e profissional, como Whatsapp e Facebook.

No entanto, a maioria das pessoas não sabe que existem 3 modalidades diferentes: os aplicativos nativos, os web e os híbridos.

Neste post, você vai conhecer as particularidades de cada um, suas diferenças e as vantagens de investir em um app para o seu negócio.

O QUE SÃO APLICATIVOS NATIVOS?

São programas criados para uma plataforma específica, capaz de executar e explorar todas as suas funções. Em suma, eles são criados especificamente para sistemas, como iOS, Android, Windows Phone, etc.

Eles podem acessar todos os recursos do dispositivo instalado, como câmera, localização, álbum de fotos, etc. O aplicativo nativo é um programa feito sob medida para sua plataforma de design de acordo com todas as peculiaridades do sistema de smart phone.

Após a aprovação, eles podem ser usados ​​em lojas oficiais (como App Store e Google Play), e aplicativos que vão de jogos a aplicativos corporativos são muito comuns, com uma variedade de opções.

Algumas das vantagens de escolher um aplicativo nativo é que você pode acessar a funcionalidade do dispositivo, pois ele foi desenvolvido com um sistema específico em mente. Além disso, a maioria deles também pode funcionar no modo offline.

Por outro lado, essa modalidade é a que tem os custos mais altos e precisam seguir à risca as políticas da loja na qual estará disponível. Outro ponto de atenção é que, caso queira disponibilizar seu app para mais de uma plataforma, será necessário desenvolver versões específicas para cada uma.

Alguns exemplos de nativos que fazem parte do nosso dia a dia são o WhatsApp, Facebook, Instagram e Google Maps.

O QUE SÃO APLICATIVOS WEB?

Esses apresentam funcionalidades de aplicativos desktop ou mobile. São, na verdade, uma página na Internet que pode ser acessada com uma URL. Os web apps ganharam força depois das últimas versões do HTML 5 e Java Script, que criaram um ambiente propício ao desenvolvimento de soluções integradas com navegadores e que oferecessem uma boa experiência ao usuário.

Embora seja utilizado diretamente pelo navegador, existe a possibilidade de instalar um atalho para o aplicativo na tela inicial do aparelho. Diferentemente do nativo, ele funciona em todas as plataformas, pode ser acessado de qualquer navegador, não ocupa espaço na memória do aparelho, além de ter um custo consideravelmente menor em relação às outras modalidades.

No entanto, como se tratam de páginas web, não funcionam no modo offline e não ficam visíveis nas lojas. Outra desvantagem é que esses aplicativos não têm acesso às funcionalidades do aparelho, como câmera e GPS, nem às bibliotecas, como contatos ou álbuns.

Sempre que você abre a versão mobile de uma página no seu celular, está utilizando um aplicativo web.

O QUE SÃO APLICATIVOS HÍBRIDOS?

Como o nome sugere, os híbridos têm as características das duas formas anteriores. Eles combinam as linguagens de programação e tecnologias usadas para desenvolver aplicativos da web com partes da linguagem de aplicativos locais.

Você também pode encontrar o aplicativo híbrido na loja e baixá-lo para a memória do telefone. A diferença entre eles para os locais é que podem ser acessados ​​pela Internet usando o navegador de sua escolha.

Isso significa que smartphones e computadores podem acessá-los. Isso é possível porque esse tipo de aplicativo possui uma linguagem que se origina na web e é modelada por meio de codificação nativa.

Uma das grandes vantagens de optar por esse tipo de aplicativo é seu baixo custo, pois parte da sua linguagem vem de web apps. No entanto, a usabilidade é bem próxima do nativo e essa é uma opção em conta de garantir presença em várias lojas. Um grande exemplo de app híbrido que muitas pessoas utilizam é o Netflix.