Quais são os melhores aplicativos para não procrastinar e aumentar a produtividade?
No local de trabalho, o adiamento eterno de tarefas pode custar caro à sua carreira. Pesquisa da Fundação Estudar mostrou que 52% dos indivíduos consideram a procrastinação como o pior inimigo da produtividade, sendo as startups especializadas em recrutamento, as consequências podem ser observadas no longo prazo. A procrastinação pode ser prejudicial para o desenvolvimento da carreira, pois além de ter um impacto negativo nos resultados, será muito difícil para essa pessoa planejar o próximo passo na carreira.
Em tempos de home office, o hábito se torna ainda mais comum – e danoso. Isso porque, além de facilitar o acesso a distrações, o trabalho em casa tende a aumentar a carga de tarefas a serem cumpridas. E espremer todas no mesmo tempo e espaço. De acordo com um relatório feito pela plataforma de saúde mental Zenklub, as queixas sobre procrastinação entre os usuários do site chegaram a subir até 466% no último ano. Confira alguns aplicativos.
1. Priority Matrix
Como o próprio nome sugere, o aplicativo monta uma matriz de acordo com as tarefas que são adicionadas pelo usuário. Estas podem ser categorizadas entre quatro níveis: críticas e urgentes; críticas, mas não urgentes; não críticas e urgentes; e nem críticas, nem urgentes. O objetivo da ferramenta é que o usuário consiga visualizar com clareza quais são os compromissos que não podem ser adiados.
2. Any.do
O Any.do reúne ferramentas de organização e planejamento dentro da sua plataforma. Entre elas, é possível fazer listas de tarefas e sincronizar as informações em tempo real entre o celular e computador. Ainda é possível adicionar lembretes e compartilhar listas de tarefas com contatos que também tenham o aplicativo instalado. Se a procrastinação se estender a vida pessoal, o app permite gravar listas de compras e abrir uma aba para a organização da família.
3. Forest
As escapadas para redes sociais são uma das causas mais comuns de procrastinação. Por isso, a proposta do Forest é recompensar o tempo longe do aparelho. Com uma lógica semelhante à de um jogo, a plataforma cria uma floresta virtual enquanto o usuário se mantém offline. O jogador inicia o processo escolhendo uma espécie de planta e quanto tempo ele precisa ficar concentrado. Depois disso, a cada vez que um aplicativo for acessado dentro dessa janela de tempo, uma planta morre. Se tudo for bem, seu jardim de inverno vai ficar uma beleza.
4. SitckK
O StickK é a ferramenta mais radical da lista. A proposta da plataforma é que o usuário atribua uma quantidade de dinheiro para cada tarefa que ele não pode procrastinar. Caso o compromisso não seja finalizado a tempo, a quantia é doada para uma instituição de caridade.
Também não adianta burlar o sistema. O app obriga que o usuário cadastrado escolha um dos seus contatos como “juiz” para verificar se a tarefa foi mesmo concluída. Só depois do aval do colega é que o dinheiro ficará seguro.
5. Focus To-Do: Pomodoro Timer
Criada nos anos de 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, a técnica Pomodoro baseia-se na ideia de que o cérebro é capaz de se manter mais concentrado e produtivo quando realiza pequenos blocos de tarefas – no caso, de 25 minutos cada. O app Focus To-Do: Pomodoro Timer promete facilitar esse processo ativando cronômetros e despertadores que lembrem o usuário de que ele deve fazer uma pausa ao final de cada quarto de hora. A ferramenta também disponibiliza uma aba para marcações de tarefas e prioridades. Se preferir, é possível usar a ferramenta diretamente no computador a partir de uma extensão no Google Chrome.
6. Flipd
Outro app inspirado na técnica Pomodoro, o Flipd é uma ferramenta que usa listas e cronômetros para controlar a produtividade do usuário. Basta adicionar as metas e tarefas do dia para que a plataforma crie sessões personalizadas e separadas por tempo. Assim como o Forest, ele pune o usuário que desbloqueia o celular durante os intervalos de execução, contabilizando uma quebra de foco. No fim do dia, é possível saber quanto tempo o dono do aparelho permaneceu concentrado. A versão premium permite a criação ilimitada de temporizadores e estatísticas mais completas de acesso.
7. Todoist
O Todoist parte do preceito que a forma mais simples de se organizar é concentrando todas as tarefas – incluindo as pessoas e profissionais – em um único espaço. Para isso, a ferramenta funciona como uma lista completa de afazeres que pode ser sincronizada a mais de 60 aplicativos, incluindo o Slack, a Alexa, o Google Calendar e o Dropbox. Recursos adicionais incluem alarmes personalizados e organização das tarefas por cores para facilitar a divisão das listas entre temas.
8. SimplyNoise
Enquanto alguns se distraem com o celular, outros se deixam levar pelo barulho do escritório. Pode ser uma conversa de colegas, uma pessoa no telefone ou o simples som de uma obra. O SimplyNoise funciona como um abafador de ruídos que substitui o “caos” ambiente por sons relaxantes como ondas do mar ou cachoeiras. Com a possibilidade de alterar a intensidade do volume e das oscilações sonoras, o app promete bloqueio total das distrações.
9. Freedom
O Freedom bloqueia o acesso a todos os sites, redes sociais e páginas que podem acabar distraindo o usuário enquanto executa uma tarefa importante. Até as mensagens e ligações podem ser desativadas. De acordo com os desenvolvedores, as pessoas ficam 40% menos produtivas quando tentam conciliar o trabalho com tarefas alheias a ele. A plataforma também está disponível para ser usada no computador.
10. TimeTune
Disponível apenas para Android, o TimeTune é um gerenciador de tarefas e performance. Além de permitir o agendamento de atividades, pode ser personalizado para funcionar como calendário, otimizador de rotina ou diário. Outra ferramenta do app é o acesso à estatísticas que contabilizam quanto tempo o usuário gasta para realizar cada atividade da lista, assim como o período que ele passa sem produzir.
Via: Forbes