Quais são os melhores aplicativos para gerenciar o smartband ou o smartwatch?
Um relógio ou pulseira inteligente pode tornar seu trabalho diário mais fácil. Esses dispositivos podem monitorar sua atividade física, contar passos diários, gerenciar seu sono e enviar notificações de seu telefone. Para relógios inteligentes, você pode acessar e controlar aplicativos do próprio relógio.
Se você comprou um relógio inteligente recentemente, é necessário vincular o aparelho com o seu celular para sincronizar notificações e enviar os dados das atividades físicas. Cada marca costuma ter um app próprio para esse processo, com opções de personalização do visor, nível de bateria e consulta rápida dos seus dados. Confira, a seguir, cinco apps usados para gerenciar smartwatch ou smartband pelo celular.
1. Apple Watch
- Compatibilidade: iOS
- Preço: gratuito
O aplicativo do Apple Watch é utilizado para emparelhar e sincronizar os dados do relógio da Apple com o seu iPhone. O processo de conexão é muito simples, realizado em poucas etapas, e o app funciona como uma plataforma central para personalizar, adicionar apps e conferir o status do seu dispositivo.
Caso ainda não possua familiaridade com o Apple Watch, é possível acessar a aba “Descubra” para conferir o manual do usuário e outros conteúdos informativos sobre o seu relógio. Para personalizar a sua experiência, o aplicativo permite personalizar os mostradores, com temas e customização de cores, ponteiros e fontes. Além disso, é possível configurar os padrões de sons e vibrações para as notificações.
O aplicativo, por outro lado, não traz os dados das suas atividades físicas: essas funções são concentradas no Saúde (iOS), outro app nativo com sincronização das informações. O app Watch também pode ser usado para configurar o Apple Pay, gerenciar os aplicativos exibidos no Dock e sincronizar arquivos de mídia.
2. Galaxy Wearable
- Compatibilidade: Android
- Preço: gratuito
O Galaxy Wearable é o app utilizado para conectar e gerenciar dispositivos da Samsung, o que inclui as linhas Galaxy Watch e Galaxy Fit. Caso realize o processo em celulares de outras marcas, também é necessário instalar plugins específicos para cada dispositivo. No entanto, todo o gerenciamento do seu relógio ou pulseira é feito a partir desse aplicativo.
O app traz informações essenciais sobre seu dispositivo, como a presença de novas atualizações, nível de bateria e uma função para localizá-lo. Pelo Galaxy Wearable, também é possível configurar os widgets presentes na tela do relógio e escolher entre os modelos disponíveis para a personalização do visor.
O app, no entanto, não é usado para armazenar os registros de sono e atividades físicas. Para isso, é recomendável utilizar o Samsung Health (Android | iOS) e sincronizar o seu dispositivo para acessar as informações rapidamente no celular.
3. Mi Fit
O Mi Fit é uma opção muito versátil: pode ser usado para configurar e gerenciar os seus dispositivos e concentrar informações sobre saúde e atividades físicas. A versatilidade também é ampliada para os aparelhos compatíveis, pois o app aceita o emparelhamento de pulseiras da linha Mi Band, da Xiaomi, e relógios da linha Amazfit.
A sincronização dos aparelhos é feita de forma rápida. Em alguns modelos de relógio, é necessário escanear um código QR exibido no visor, enquanto o processo para as pulseiras envolve o uso do Bluetooth. Pelo app, é possível personalizar o visor e configurar as notificações para mensagens, alarmes e apps.
Com relação ao monitoramento de saúde e atividades físicas, o aplicativo destaca-se ao oferecer diferentes funções. Pode ser utilizado para monitorar passos, permite selecionar objetivos a curto ou longo prazo, cria desafios individuais ou em grupo, monitora o sono e possui ajustes para acompanhar seus exercícios. Além disso, o Mi Fit disponibiliza gráficos com a variação dos dados.
4. Xiaomi Wear
O Xiaomi Wear é muito parecido com o Mi Fit — inclusive, permite transferir alguns dados armazenados nesse app, como o histórico de treinos e os dados de passo, sono e frequência cardíaca. No entanto, uma das diferenças está na lista de aparelhos compatíveis, com a Mi Band 6 e a linha Mi Watch presentes entre as opções de emparelhamento.
A interface chama a atenção por incluir um avatar em 3D ao lado do nome de seu perfil. A tela inicial é personalizada com as informações de sua preferência: é possível incluir widgets com registros de passos, frequência cardíaca, ciclos menstruais, dados de sono, tempo em pé, entre outras opções. Para fazer seus exercícios, o app possui modos configurados para treinos de esteira, caminhada, corrida e ciclismo ao ar livre.
O aplicativo ainda é repleto de opções para configurar o seu smartwatch ou smartband. Além de personalizar o visor com imagem de fundo, fontes e cores, também disponibiliza atalhos específicos para manter a tela ligada, senha para proteger o acesso ao aparelho fora do seu pulso e configurações para exibir as notificações de apps.
5. Smartwatch Wear OS by Google
- Compatibilidade: Android, iOS
- Preço: gratuito
O Wear OS é o sistema operacional feito pelo Google para smartwatches, com interface própria, aplicativos otimizados e integração com o Google Assistente. Está presente, por exemplo, em aparelhos da linha TicWatch e no Samsung Galaxy Watch 4. Para sincronizar esses relógios inteligentes com o seu celular, é necessário utilizar o aplicativo.
Muitas funções do Wear OS são concentradas no próprio relógio, com independência ao celular, mas o aplicativo pode ser utilizado para a personalização do seu aparelho. As opções incluem alterações no visor, gerenciamento de notificações e integração com outros serviços do Google, como a agenda e o Gmail.