Quais são os melhores aplicativos para automatizar o celular?
Automatizar ações através do seu celular é uma realidade – pode configurar comandos de voz ou rotinas para o seu dispositivo para ativar diferentes funções sem a necessidade de definições manuais. Muito comum entre os dispositivos de casa inteligente, este processo também pode ser executado no seu smartphone com o aplicativos de ajuda.
Essas ferramentas funcionam a partir de relações de causa e consequência: primeiramente, é necessário configurar o gatilho ou o cenário que ativa uma ação; em seguida, o usuário escolhe qual função será realizada pelo celular nesse cenário. A automatização pode ser criada a partir de assistentes virtuais, apps nativos ou de terceiros. Veja as principais alternativas!
1. MacroDroid
- Compatibilidade: Android
- Preço: gratuito com opção de compras no app
O MacroDroid é uma opção antiga e muito popular para criar comandos automáticos no seu celular Android. O aplicativo destaca-se pela quantidade de funções integradas ao sistema operacional e tem diversas opções de personalização. A criação de cada “macro”, nome dado a uma função automática, tem três fatores principais: gatilhos, que ativam e executam os comandos; ações individuais de cada app ou componente do sistema; e restrições para situações específicas do uso do aparelho, como nível de bateria.
Caso ainda não possua tanta familiaridade com o uso do aplicativo, é possível acessar uma área com modelos criados pela comunidade. O MacroDroid separa entre categorias com os mais recentes e mais populares, com comandos já configurados e prontos para uso. Existem opções para tirar fotos quando alguém erra o PIN de seu celular, atender ligações e avisar sobre a carga completa da bateria, por exemplo.
Na versão gratuita do aplicativo, é possível habilitar até cinco “macros”. Para uso ilimitado, backup em nuvem e navegação sem anúncios, é necessário adquirir a versão Pro, oferecida por R$17,99 em pagamento único.
2. IFTTT
IFTTT é a sigla para “If This, Then That” (“Se Isto, Então Aquilo”, em tradução livre para o português). Essa expressão resume o funcionamento do aplicativo, que cria comandos ativados por gatilhos. Essas operações, chamadas “miniaplicações”, incluem configurações do sistema e integração com aplicativos de redes sociais, serviços de e-mail e outras opções.
O app permite criar as próprias sequências automatizadas com base nos aplicativos instalados. Além disso, disponibiliza uma área de exploração com modelos já criados pela comunidade, contando com opções separadas por categorias ou serviços específicos. Disponível para Android e iOS, também pode ser integrado à Siri e ao Google Assistente para receber comandos.
A versão gratuita do aplicativo permite criar até 3 “miniaplicações”, com apenas uma etapa. Na versão paga, oferecida por R$24,99 ao mês, é possível adicionar etapas adicionais para cada ação e não há limite de criação de comandos.
3. Atalhos
- Compatibilidade: iOS
- Preço: gratuito
O Atalhos é o aplicativo nativo do iOS para criação de comandos automáticos. O app possui integração com todas as funções nativas do iPhone ou diversos aplicativos de terceiros, com a possibilidade de acionamento pela Siri. É possível criar ações em cadeia, juntando diferentes aplicativos, ou criar automações a partir de cenários e situações específicas.
A principal diferença da automação para um atalho criado é a maneira de acionamento: não é necessário ativá-la manualmente, apenas aguardar o cenário configurado, como o reconhecimento de som, nível de bateria, deslocamento diário ou algum horário do dia. O app pode ser usado para criar automações no seu próprio dispositivo ou para sua residência, integrando Central de Controle, Siri, Apple Watch e o app Casa (iOS).
Na aba “Galeria”, é possível encontrar um catálogo de atalhos já criados para funções nativas e apps instalados no seu aparelho. Além da presença em iPhones e iPads, o aplicativo será uma das novidades do macOS Monterrey, com funções adaptadas aos computadores da empresa.
4. Google Assistente
O Google Assistente é uma opção nativa para criar rotinas automáticas no seu celular Android. Além dos comandos acionados por voz, a ferramenta pode ser configurada para executar diferentes ações em cenários específicos, como abrir aplicativos durante a volta para casa ou exibir as principais notícias e notificações após o despertador.
A criação de rotinas pode ser acessada nas configurações do Assistente em sua conta do Google. Em seguida, é possível criar a própria sequência de ações ou conferir sugestões exibidas pelo próprio aplicativo. As opções de rotina incluem cenários para acordar, dormir, sair ou chegar em casa. Nesses casos, há um comando de voz próprio para ativação e o usuário pode escolher entre diferentes ações.
As rotinas do Google Assistente podem ser criadas para envio de mensagens, lembretes, informações, controle de mídia, configurações do aparelho e ajustes com outros aparelhos conectados. Essas informações são vinculadas à sua conta do Google.
5. Bixby Routines
- Compatibilidade: Android
- Preço: gratuito
O Bixby é o assistente virtual da Samsung, instalado nativamente nos aparelhos da linha Galaxy. Apesar de não possuir a mesma popularidade de Google Assistente e Siri, é uma opção para realizar comandos de voz e disponibiliza as Bixby Routines para criar ou aplicar rotinas automáticas em seu aparelho.
Para criar uma rotina na ferramenta, é necessário preencher os campos “Se” e “Então”. A primeira parte contempla os gatilhos ou cenários que ativam as ações. A segunda, consequentemente, envolve as funções executadas automaticamente pelo aparelho nessa situação. O assistente virtual possui cápsulas de comandos para configurações do Android e da interface One UI.
Com as rotinas ativadas em seu celular Samsung, o Bixby realiza um período de aprendizagem por 14 dias e começa a enviar sugestões de novas rotinas com base nas suas tendências de uso. Há, ainda, a opção de navegar em um catálogo de comandos já criados pela plataforma, divididos entre categorias e contextos.
Via: CanalTech