O que é notificação Push?
Em primeiro lugar, a palavra Push traduzida do inglês, significa empurrar. Talvez, no seu dia a dia, você já enfrentou uma porta escrita com o aviso de empurrar em inglês. Sabendo que o termo push, é o “empurrão” dessa tecnologia no envio da mensagem, a palavra “notification” (notificação) é designada para a mensagem recebida no seu celular ou tablets. Mas afinal, O que é notificação Push?A notificação push é um tipo de mensagem clicável enviada por um site ou aplicativo para o navegador ou smartphone de um usuário que forneceu permissão para receber esse tipo de alerta. Abaixo mostramos a você os elementos que compõem uma notificação push:
1- Imagem da notificação (ícone do seu App).
2- Título da Mensagem.
3- A mensagem (limite de 160 caracteres).
Outra característica importante dessa tecnologia é do aplicativo não estar operando ou aberto no recebimento da mensagem. Aliás, ao clicar na notificação é que iremos ser redirecionado para o seu aplicativo.
Agora que temos a tecnologia para enviar uma mensagem e atrair a atenção do usuário ao seu App. Nós precisamos da linguagem certa para tornar essa funcionalidade útil. Se a mensagem for usada de maneira apropriada você terá uma grande oportunidade de comunicação e engajamento.
Resumo da Função
A Notificação Push é um tipo de mensagem “empurrar” para aplicativos de celular ou aplicativos gerais. Ela deve proporcionar conteúdo pertinente ao seu usuário com o intuito de engajamento.
Em um dia você recebe vários tipos de notificações dos aplicativos instalados em seu celular. Por exemplo: você é avisado sobre uma nova mensagem no whatsapp, a chegada de um novo email, quando um aplicativo tem uma nova versão para ser atualizada…
Mas você sabia que também pode receber esse tipo de alerta no navegador que você utiliza para acessar a internet?
Esse tipo de notificação via web não requer a instalação de um aplicativo e nem se restringe apenas ao ambiente mobile, podendo ser enviada para todos os modelos de dispositivos.
Neste post, você vai aprender mais sobre esses dois modelos de notificação push e como utilizá-los da melhor forma para impulsionar os resultados do seu negócio.
Como ela funciona?
Como falei acima, existem dois tipos de notificação push: via mobile e via web.
Ambas são estratégias que podem ser classificadas como ações de Marketing de Permissão que podem melhorar o relacionamento da sua empresa com os usuários que aceitaram esse tipo de contato.
O alerta pode ser enviado de forma automática ou manual, com uma frequência que irá variar de acordo com objetivo de cada mensagem.
Por exemplo, se tem um conteúdo novo no blog ou começou uma promoção no seu e-commerce, o alerta será uma forma de notificar sobre essa novidade da forma mais rápida possível.
Continuando no segmento de e-commerce, você também pode aproveitar dessa estratégia para relembrar sobre os produtos abandonados no carrinho, informar sobre o processo de entrega da compra e divulgar as novidades que acabaram de chegar na sua loja virtual.
Vale a pena lembrar que tudo isso deve ser feito com muito cuidado e seguindo um planejamento para que não se torne algo incômodo para o usuário. Afinal, o propósito de utilizar a notificação push é melhorar e estreitar a relação com os atuais e potenciais clientes do seu negócio.
Como as notificações podem ajudar o seu negócio?
A notificação push representa mais um canal que o seu negócio pode utilizar para oferecer ofertas específicas e personalizadas para os usuários que deram permissão para esse tipo de mensagem.
Com elas é possível além de enviar alertas instantâneos, aumentar o engajamento dos usuários com a sua marca ao convidá-los para uma determinada ação.
Para isso, seja objetivo! E, claro, ofereça conteúdos excelentes e condizentes com o interesse de quem vai receber a notificação.
Essa estratégia quando bem planejada também possibilita:
- aumentar o tráfego do seu site;
- conhecer mais sobre a sua persona;
- trabalhar a reputação da sua marca;
- e melhorar o relacionamento dos atuais e potenciais clientes com o seu negócio.
Como otimizar essas notificações?
Como em qualquer estratégia existem algumas práticas que podem impulsionar os resultados.
No caso das notificações push, você pode tanto melhorar o conteúdo da mensagem e personalizá-la, analisar os melhores horários e frequências para o disparo, quanto segmentá-la.
Trabalhar esses aspectos podem ajudar a aumentar as conversões e também a descobrir qual tática proporciona os melhores os resultados para o seu negócio.
Via: marketingdeconteudo