Melhores aplicativos para criar podcasts no celular
O mundo dos podcasts pode ser acessado sem uma estrutura de gravação profissional. No melhor estilo DIY, os aplicativos móveis podem gravar áudio, editar diálogos e até inserir painéis de efeitos sonoros para seus capítulos.
Algumas ferramentas atuam nas etapas de produção e pós-produção, com a distribuição dos capítulos para os principais agregadores de podcasts. Outras ajudam com a gravação e ajustes rápidos no áudio, caso prefira finalizar o trabalho em softwares de edição em seu computador. A seguir, veja quatro aplicativos recomendados para criar podcasts.
1. Anchor
Publicado pelo Spotify, o Anchor é uma das plataformas mais completas para todas as etapas da criação de um podcast. O aplicativo pode ser utilizado para gravar o seu episódio, criar o feed RSS, editar capítulos e distribuir os seus programas para os principais serviços agregadores.
Para criar o seu episódio, o Anchor disponibiliza uma ferramenta de gravação que utiliza o microfone do seu aparelho. Além disso, é possível acessar uma biblioteca de músicas livres de direitos autorais e efeitos sonoros, com a possibilidade de carregar arquivos de áudio de seu dispositivo. Para uma criação em etapas, o app permite gravar e salvar segmentos de áudio. Por fim, basta juntá-los e montar o seu capítulo.
A distribuição é feita para serviços como Spotify, Google Podcasts, Breaker e RadioPublic. Há uma área de estatísticas para conferir o desempenho individual de cada capítulo e comparar com a variação semanal. O Anchor ainda possui suporte para o recurso Música + Papo, que permite incluir músicas do catálogo do Spotify na sua gravação — nesse caso, o episódio é publicado apenas no serviço de streaming.
2. Spreaker Podcast Studio
O Spreaker Podcast Studio é outra ferramenta útil para gravar, editar e publicar o seu podcast. O app para celulares da plataforma permite transmissões ao vivo, gravação, edição do seu conteúdo e a distribuição para Google Podcasts, Apple Podcasts, Spotify, iHeartRadio e Podchaser.
Para gravar o seu episódio, o aplicativo disponibiliza uma função para nivelar o volume do microfone e inclui uma biblioteca própria de efeitos sonoros. Durante a edição, é possível salvar clipes de áudio e juntá-los posteriormente, além de acessar uma aba com músicas livres de direitos autorais e apropriadas para uso.
O aplicativo possui funções pagas, indicadas para quem produz com muita frequência, mas a versão gratuita traz uma variedade interessante de funções e limites. O Spreaker oferece até 5 horas de armazenamento em áudio, com capacidade máxima de 10 capítulos por podcast, além de sessões ao vivo de até 15 minutos com chat em tempo real para ouvintes.
3. PodBean
O PodBean é uma plataforma versátil: pode ser utilizada para ouvir e acompanhar os seus programas preferidos e possui recursos para criar o seu próprio podcast. Após cadastrar uma conta gratuita, a plataforma automaticamente cria um programa próprio para facilitar o processo de gravação.
O aplicativo permite gravar episódios em seu celular com duração máxima de 90 minutos. Oferece recursos de edição do áudio e uma biblioteca gratuita com músicas e efeitos sonoros liberados para uso. Com o episódio pronto, a distribuição é feita no Apple Podcasts, Google Podcasts, Spotify e no próprio catálogo do PodBean.
A versão gratuita da plataforma permite armazenar até 5 horas de gravações, com uma largura de banda de 100 GB. A assinatura de uma versão paga, oferecida por R$ 41,99 no plano anual, remove os anúncios, permite criar listas ilimitadas e traz acesso prioritário aos novos recursos.
4. DolbyOn
O DolbyOn não realiza os serviços de distribuição dos podcasts, mas é uma das melhores opções disponíveis entre os gravadores de áudio. O app destaca-se por oferecer otimização automática para cada gravação, opção de transmissões ao vivo e recursos de edição para os seus áudios.
Logo após encerrar a sua gravação, o aplicativo automaticamente faz a otimização do arquivo. Entre os ajustes, estão a redução de ruído, compressão, equalização e outras opções. Em seguida, é possível utilizar as ferramentas de edição para cortar o áudio e inserir diferentes efeitos.
O aplicativo ainda pode ser usado para a gravação de vídeos e a transmissão ao vivo. Para isso, é possível integrar a sua conta com a Twitch ou usar YouTube e Soundcloud para publicar os arquivos salvos.
Via: CanalTech