Google Fotos vai usar IA para te ajudar a encontrar memórias; confira

Google Fotos lança o Ask Photos, recurso que usa inteligência artificial para procurar imagens a partir de prompts; usuário poderá conversar sobre o contexto das capturas

O Google Fotos liberou, nesta quinta-feira (5), um novo recurso de inteligência artificial (IA) que vai melhorar as buscas dentro do aplicativo. O Ask Photos, ainda sem nome oficial no Brasil, é um chatbot conversacional alimentado pelo Gemini que consegue “entender” o contexto das fotos e vídeos salvos e buscá-los rapidamente a partir de comandos simples. Em vez de ter que procurar arquivos usando palavras-chave específicas, o usuário pode pedir para que a assistente busque por uma imagem usando uma linguagem natural.

A função já havia sido apresentada em maio durante o Google I/O e, agora, está disponível para alguns usuários dos Estados Unidos, que devem se inscrever em uma lista de espera para conseguir um acesso antecipado. Ainda não há previsão de liberação do recurso no Brasil. Abaixo, confira mais detalhes sobre o Ask Photos e saiba como funcionará a IA do Google Fotos.

O que é e como funciona o Ask Photos?

Ask Photos é um chatbot conversacional que poderá ser acessado dentro do Google Fotos. A inteligência artificial consegue compreender o contexto das fotos e vídeos salvos na galeria, sendo capaz de entender quem são as pessoas mais importantes vida do usuário, sua rotina de trabalho, hobbies, animais de estimação, etc.

A ferramenta age como um assistente virtual que consegue “conversar” com o usuário usando uma linguagem fluida, semelhante a de um ser humano. O Ask Photos é capaz de encontrar imagens ou vídeos rapidamente com apenas alguns comandos. Por exemplo, é possível pedir para a IA buscar “A melhor foto que tirei na Torre Eiffel”.

Além disso, o chatbot pode recuperar memórias a partir de questionamentos. Assim é possível pedir para a assistente lembrar os temas da festa de aniversário do filho dos últimos anos ou para encontrar a foto do prato pedido em um restaurante específico. Isso é possível por que o Gemini, que alimenta o Ask Photos, é um modelo multimodal, que consegue analisar as mídias, compreendendo o contexto, tema e detalhes de cada uma.

Como usar o Ask Photos

Quando estiver disponível, a última aba do aplicativo Google Fotos vai ser a “Perguntar”. Ao acioná-la, o usuário poderá conversar com o chatbot sobre seus arquivos, pedir dicas para viagens futuras, entre outros assuntos. Para quem prefere buscar imagens da maneira tradicional, será possível voltar para o modelo básico de pesquisa. A ferramenta conta também com alguns recursos de privacidade para garantir que os dados pessoais e informações sensíveis sejam utilizados de maneira indevida.

De acordo com o Google, a empresa entende que fotos podem ser muito pessoais, sendo assim, as conversas e dados do Google Fotos não serão usados para direcionar anúncios e também não serão revisados por terceiros, exceto em possíveis casos de abuso. Além disso, o Google não usará informações do Google Fotos ou da conversa com o Ask Photos para treinar seus modelos de inteligência artificial.

Quando o Ask Photos estará disponível no Brasil?

O Ask Photos foi anunciado durante o Google I/O, em maio deste ano. Desde então, muitos usuários estão ansiosos pela chegada da ferramenta. Por enquanto, o recurso ainda está em fase de “acesso antecipado”, estando disponível apenas para alguns usuários selecionados dos Estados Unidos que fazem parte do Google Search Labs. A empresa afirma ainda que o recurso ainda é considerado “experimental” e não divulgou um prazo para que esteja disponível para o público geral.

Via: Google Fotos vai usar IA para te ajudar a encontrar memórias; confira