Como funciona um aplicativo e qual sua finalidade?
Com certeza você já ouviu essa palavra. Com o advento dos smartphones, os aplicativos se tornaram uma realidade. Inúmeras empresas nasceram e se desenvolveram rapidamente devido à sua popularidade. Mas, você sabe o que é um aplicativo? Você entende como funciona e contribui para a sua empresa?
O que é aplicativo e como ele surgiu?
Sabe aqueles ícones nas telas dos celulares e tablets? Pois bem, eles são aplicativos.
A palavra “app” pode confundir muita gente e fazer parecer que há alguma diferença, mas eles são exatamente a mesma coisa. O aplicativo é uma tradução, da língua inglesa, da palavra application, cuja abreviação é app.
Desde antes da chegada dos aparelhos móveis, estamos acostumados com diversos ícones instalados em nossos computadores e notebooks. Porém, com o surgimento dos mobiles, os softwares ganharam novos contornos.
Devido à mobilidade dos smartphones, surgiram novas possibilidades. O Waze é um bom exemplo. O GPS existe há muito tempo, mas aliar a interatividade que a internet proporciona com esse sistema de posicionamento global, só foi possível por causa das características dos dispositivos móveis.
Portanto, o aplicativo pode ser definido como um software (ou programa) para aparelhos móveis, como smartphones e tablets.
Como um aplicativo contribui com as empresas?
Quando a empresas percebem todo o potencial do aplicativo, ela começou a desenvolver seu próprio aplicativo. Por exemplo, os bancos promoveram benefícios para clientes que eles nunca tiveram antes. Através de seu aplicativo você pode:
- pagar contas;
- consultar o saldo e extrato;
- fazer transferências, entre outras facilidades.
O que os desktops e notebooks proporcionaram para facilitar nossas vidas, os dispositivos móveis elevaram à enésima potência.
Pensar na experiência do usuário é primordial para o sucesso da empresa. Coloque-se no lugar do cliente e pense: o que a empresa pode fazer por mim? Levar comodidade ao cliente é estar um passo à frente da concorrência.
Outro exemplo que podemos citar são os e-commerces. Com uma plataforma simples e intuitiva, muitas lojas conseguiram aumentar suas vendas depois de lançar um aplicativo.
O cliente entra no app, escolhe uma categoria e começa a olhar os produtos/serviços, apenas deslizando seu dedo pela tela. Ao se deparar com algo de seu interesse, ele clica e escolhe a forma de pagamento. Simples, não?
Sem contar que uma empresa com grande presença nas plataformas digitais passa mais credibilidade. Imagine que o usuário digite o nome da sua empresa e não encontre nenhuma informação? Se o seu concorrente estiver aparecendo, pontos para ele.
Portanto, um aplicativo pode trazer muitos benefícios para as empresas, entre eles:
- passar mais credibilidade;
- melhorar a experiência do usuário;
- permitir que mais pessoas as encontrem;
- criar um canal de comunicação;
- possibilitar avaliações e feedbacks dos clientes.
Saber o que é aplicativo e conhecer suas possibilidades permite aos empreendedores entregarem a melhor experiência aos clientes. Uma empresa que almeja chegar ao topo não deve desconsiderar essa opção jamais. As ferramentas tecnológicas estão aí; basta sabermos como utilizá-las.