Como aplicativos gratuitos ganham dinheiro? Dicas!

Os aplicativos estão em alta, principalmente os aplicativos gratuitos. São centenas de opções de aplicativos grátis para baixar, mas afinal de contas: Como aplicativos gratuitos ganham dinheiro?

Nessa matéria iremos mostrar alguns tipos de aplicativos gratuitos que ganham dinheiro!

Aplicativos gratuitos? São mesmo?

Estima-se que 99% dos aplicativos gratuitos são feitos para ganhar dinheiro. Mas aqueles 1% são MVPs e só buscam validar suas hipóteses. Mesmo não sendo monetizados no incio, não significa que nunca serão.

Em 2015, aplicativos geraram uma receita de 69.7 bilhões de dólares, até 2020, esse número irá triplicar.


Fonte (Statista)

E qual fatia desse dinheiro veio de aplicativos gratuitos?

Fonte (Statista)

Como podemos ver no gráfico acima, propagandas em vídeo e imagens, comuns em apps gratuitos, dão um total de 50% em jogos, e 66% em outros apps, de toda a receita global. Isto é, um valor aproximado de 34 bilhões de dólares em 2015 só com anúncios.

Propaganda é alma do negócio.

Como ganhar dinheiro com um aplicativo gratuito?

Existem duas formas de se ganhar dinheiro com um aplicativo gratuito, são elas:

  • Compras dentro do aplicativo;
  • Propagandas;

Tenha em mente que um método não invalida o outro, em seu aplicativo você pode usar um ou até mesmo esses dois. Cada um tem muitos benefícios. Vamos explicar como ambos funcionam em maior detalhe, para que você saiba exatamente o que fazer.

Compras dentro do aplicativo

Uma compra no aplicativo oferece aos usuários recursos extras e opções adicionais. Essas atualizações ajudam a aumentar o engajamento e melhorar a experiência do usuário.

Veja quanto dinheiro um usuário gasta em média mensalmente com compras no aplicativo.

fonte (AppsFlyer)

Como você pode ver pelos dados, a maioria dos usuários de dispositivos móveis não compra upgrades. Também está claro que os usuários na plataforma iOS estão dispostos a gastar mais do que os usuários de Android. Por isso, você não pode esperar que todas as pessoas que fazem o download do seu aplicativo gastem dinheiro gratuitamente. Isso não é uma meta realista ou atingível. Então, você precisa se concentrar no grupo que está disposto a comprar essas atualizações.

Esses recursos adicionais podem adicionar uma camada de complexidade, dependendo da natureza do aplicativo e da profundidade de sua funcionalidade. Você precisa encontrar uma maneira de prender o usuário e mantê-lo voltando para mais.

Por exemplo, os jogos fazem um ótimo trabalho de atrair usuários para comprar atualizações que melhoram sua jogabilidade. Dessa forma, alguém pode baixar e jogar de graça, mas não pode desbloquear certos mapas ou funções do jogo sem gastar dinheiro.

Os sistemas de moedas ou tokens são uma ótima maneira de conseguir isso e fazer com que os usuários gastem mais por compra. Em vez de dizer que algo custa $ 1, você pode dizer que são 100 tokens.

Permita que os usuários comprem tokens com dinheiro real e ofereça uma taxa de câmbio melhor com base no valor gasto.

Por exemplo:

  • R$5 = 500 tokens
  • R$10 = 1200 tokens
  • R$20 = 2500 tokens

De acordo com o Suporte da Apple, existem três tipos de compras dentro de um aplicativo.

  • Consumível;
  • Não consumível e;
  • Assinaturas.

Compras consumíveis são aquelas que você só poderá gastar uma única vez. Por exemplo os tokens citados acima.

Os não consumíveis, por sua vez, são todos os tipos compras que você realiza uma única vez. Por exemplo, novos mapas em um jogo ou mesmo funções extras em um app.

As assinaturas são conhecidas, você paga periodicamente para ter acesso à uma funcionalidade. Por exemplo, Spotify ou Netflix.

Propagandas

Quando falamos de propagandas, significa que você será pago com base em impressões ou cliques. Uma impressão é quando alguém vê um anúncio no app, a cada determinado número de visualizações você ganha uma quantia. E o clique é simples, se alguém clica no anuncio você ganha.

O tipo de anúncio oferecido na sua plataforma afetará também a taxa de pagamento. Por exemplo, você poderia cobrar mais das empresas por um vídeo em vez de um anúncio ou banner estático. A publicidade funciona para alguns modelos e aplicativos. Você terá que decidir se essa é uma estratégia razoável a ser considerada depois de analisar seus usuários e concorrentes.

Embora isso possa gerar dinheiro, às vezes eles podem ser intrusivos para a experiência do usuário. Então, não exagere nos anúncios. Com isso dito, você também pode combinar sua estratégia de publicidade com seu modelo de negócios de compras no aplicativo. Digamos que você use essas duas técnicas para ganhar dinheiro. Você se lembra do que discutimos anteriormente? Você pode oferecer uma atualização premium para usuários que não desejam ver anúncios enquanto usam o aplicativo.

Um ótimo exemplo é esse aqui

Como você pode ver, usar compras e anúncios no mesmo aplicativo pode ser feito ao mesmo tempo.

Sutileza

A parte mais importante do uso de aplicativos gratuitos para ganhar dinheiro é convencer o usuário de que ele quer comprar coisas para aprimorar sua experiência. Como você faz isso? Você precisa criar a ilusão de que precisa gastar dinheiro para aproveitar ao máximo seu aplicativo.

Para que isso aconteça, as partes gratuitas do seu aplicativo precisam ser boas, mas não perfeitas. É uma ladeira escorregadia. Se você tornar a versão gratuita incrível, o usuário não terá nenhum motivo para gastar dinheiro extra. Mas se você não tiver muitos recursos na versão gratuita, os usuários não terão experiência suficiente para perceber que querem fazer ou ver mais.

Então você tem que encontrar esse meio termo. E, com sutileza, provocá-los com esses recursos avançados e benefícios. Se você usar anúncios, certifique-se de que eles não atrapalhem a navegação do usuário. Por exemplo, um usuário não precisa assistir a um vídeo de 30 segundos toda vez que abrir o aplicativo.

Mas alguns pop-ups ou banners de tempos em tempos podem não ser razoáveis. Pense em tudo o que discutimos até agora. É necessária uma análise completa do seu aplicativo, seus usuários e o mercado para determinar qual estratégia de monetização funciona melhor.

Você precisa descobrir quais resultarão na maior receita. Não há mágica quando se trata de ganhar dinheiro com aplicativos gratuitos. Mas há definitivamente maneiras de aprender a aproveitar as oportunidades à medida que se apresentam.

Aplicativos gratuitos foram feitos para ganhar dinheiro. Ao lançar seu app pense na maneira em que irá monetiza-lo. Caso tenha alguma dúvida deixe-a aqui nos comentários.

Via: usemobile