Aprenda a aprimorar sua estratégia de Marketing usando a Inteligência Artificial

Conforme o tempo passa e a tecnologia evolui, os profissionais que desenvolvem estratégia de Marketing digital para as empresas passam a empregar a Inteligência Artificial (IA), tamanha é a velocidade que se movem e os benefícios agregados aos processos.

Embora possam parecer termos díspares, nos últimos tempos há uma aproximação entre inteligência artificial e publicidade online, pois os profissionais da área perceberam que a IA e a automação podem ajudar no desenvolvimento e execução de estratégias de marketing de forma mais eficiente e planejada.

Interação entre ser humano e máquina

Os profissionais de marketing digital interagem com tecnologias diversas, como ferramentas de automação e CRMs (Customer Relationship Management) há muito tempo.

Sendo assim, não é surpresa que essa transição para uma tecnologia com mais poder analítico, como a inteligência artificial, possa ajudar a tomar melhores decisões ao usar dados para planejar uma estratégia de marketing digital. 

De uma forma básica, a inteligência artificial permite que os profissionais de marketing simplifiquem funções complexas e otimizem as campanhas por meio de informações como:

  • Direcionamento;
  • Localização;
  • Personalização;
  • Segmentação;

Essa aplicação permite a remoção de erros humanos por meio de aprendizado e reconhecimento de padrões em uma fração do tempo, tornando as campanhas mais assertivas e segmentadas. 

Isso amplia o número de recursos para os profissionais de marketing, permitindo ainda a concentração em como eles podem ajudar as empresas que vendem divisória banheiro, ou quaisquer que sejam os segmentos atendidos pela agência/profissional, a atingir os objetivos da organização. 

Dito isso, vale conhecer as diversas maneiras pelas quais a inteligência artificial pode melhorar a estratégia de marketing digital do negócio e ajudar a envolver o cliente ideal. 

Aplicação de IA na estratégia de marketing

As estratégias de marketing digital são um elemento essencial no crescimento e desenvolvimento das empresas por meio do mundo virtual. 

A noção que as pessoas devem ter é que é preciso alcançar as pessoas certas, na hora e lugar certos, sendo redefinida à medida que as empresas exploram como o marketing atrai mais consumidores e os nichos se expandem ou apresentam novas demandas, mesmo em momentos em que a atenção está dividida em um amplo universo digital.

Uma estratégia de marketing digital é importante quando se trata de gerar leads e receita, mas como na maioria das vezes, eles devem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente. 

Embora cada empresa apresente um conjunto único de desafios e pontos fortes, existem consistência em estratégias digitais, que podem ser baseadas em programação de ações já feitas ou mesmo a partir de aprendizados direcionados pela própria inteligência artificial, que identifica e trata as informações para direcionar as ações. 

Mas lembre-se que para ter mais efetividade e qualidade, a tomada de decisão continua sendo de responsabilidade dos profissionais.

Isso porque a inteligência artificial funciona melhor em conjunto com uma equipe humana especializada, que atua com a parte criativa final e a decisão baseada nas informações trazidas.

Essencialmente, essa tecnologia se torna responsável por fazer o trabalho pesado quando se trata de partes que são mais cansativas, repetitivas e de análise dentro da elaboração da estratégia de marketing. 

Tudo isso leva a diversos benefícios, tanto para os profissionais que atuam na área da publicidade e do marketing digital, assim como para as empresas que produzem porta de enrolar automatica e que pontuam elementos essenciais para alcançar o público-alvo de maneira correta.

IA torna desenvolvimento de estratégia mais rápido

Conforme as empresas entendem o valor do marketing digital, a demanda por uma solução de inteligência artificial para tornar o processo de criação ]mais fácil e eficiente nunca foi tão perceptível. 

Comparado a um funcionário humano, um aplicativo de inteligência artificial é inerentemente menos demorado e mais produtivo. 

Essa é uma das principais razões pelas quais a IA está crescendo em popularidade entre os profissionais de marketing digital e os empresários que desejam implementar/melhorar as estratégias.

A inteligência artificial usa algoritmos para “ler” as informações, o que significa que, em vez de passar horas vasculhando páginas de dados, ela pode processá-los e extrair tudo o que pode ajudar os profissionais de marketing a tomarem decisões e definirem as campanhas.

Ou seja, acelera o poder da tomada de decisões sobre o que deve entrar em uma estratégia de marketing digital sobre uma empresa de consultoria empresarial de maneira mais eficiente, por exemplo.

Além disso, como a inteligência artificial é automatizada, significa que o erro humano é praticamente eliminado, ou ao menos minimizado em larga escala. 

Isso economiza tempo porque não é preciso verificar duas ou três vezes se os dados estão corretos e se nada foi perdido. 

Quando o trabalho mais intensivo é feito, os profissionais de marketing podem dedicar o tempo para encontrar soluções criativas para os clientes, melhorando o tempo de resposta e aumentando a satisfação de uma maneira geral. 

IA elimina suposições do marketing digital

Um dos benefícios de se trabalhar com inteligência artificial é o fato de que algumas IAs são projetadas especificamente para reconhecer padrões. 

Na verdade, esse tipo de IA é empregada todos os dias em plataformas de rede social como Facebook e Instagram, a partir dos algoritmos.

A segmentação de público é parte integrante de qualquer plano de marketing, pois é preciso entender quem usa determinado produto ou serviço, onde está, o que lhe interessa e porque é possível agregar valor à vida dos consumidores.

Em todos os casos, os clientes de uma determinada marca, produto ou serviço compartilham algumas características semelhantes, seja qual for a rede social que usam, o estágio de vida em que estão como consumidor ou o conteúdo que preferem.

Como resultado, os especialistas em marketing digital podem aproveitar essas características compartilhadas e criar públicos personalizados de alto valor e com probabilidade de conversão. 

O mesmo nível de compreensão é quase impossível sem assistência de IA. 

O tempo que levaria para capturar, analisar e obter insights manualmente sobre maquina de fazer velas preço, os conteúdos de maior interesse e os subgrupos dentro do público-alvo, na mesma quantidade de dados, levaria muito tempo. 

Felizmente, a IA pode fazer isso em questão de dias, e a melhor parte é que os dados são sempre atualizados, o que significa que a estratégia de marketing digital permanecerá sempre ágil, adequada e adaptável. 

IA otimiza campanhas de marketing automaticamente

A execução de um anúncio no Facebook é feito com o uso de inteligência artificial no marketing digital. 

Qualquer plataforma associada a uma rede social utiliza IA na publicidade, e por boas razões. 

As empresas de tecnologia têm acesso a grandes quantidades de dados e os utilizam para garantir que os usuários aproveitem ativamente todo o tempo na plataforma, direcionando os conteúdos (inclusive as publicidades) conforme os interesses e interações.

O mesmo princípio se aplica aos anúncios, pois é possível segmentar públicos cujos interesses e dados demográficos se alinham com os clientes ideais por meio de informações coletadas e categorizadas pela mecânica interna de IA da plataforma. 

Ou seja, é possível alcançar novos potenciais consumidores com base nas semelhanças que apresentam com a base de clientes ou mesmo os conteúdos que curtem nas plataformas e que se assemelham ao seu nicho de atuação.

Nesse caso, imagine que ao criar variações de um anúncio sobre decapagem quimica, a plataforma exbirá cada modelo para um tipo de público, conforme as características especificadas.

O mesmo se dará ao trabalhar com vários públicos em uma campanha de rede social, o algoritmo de aprendizado de máquina (Learning Machine) da plataforma testará as propagandas e os usuários, priorizando combinações ideais para ampliar a conversão. 

A IA pega todos os dados e mostra o anúncio para usuários que estão envolvidos e aqueles que têm maior probabilidade de seguir com a ação de conversão especificada, seja baixar um material ou concluir uma compra.

Como resultado, o plano de marketing pode gerar mais resultados em menos tempo, utilizando a IA empregada pela plataforma de rede social em que a empresa está anunciando como uma aliada. 

Como usar a IA na estratégia de marketing digital

Sem perceber, o e-mail marketing evoluiu ao longo dos anos. Não importa o quanto mude, sempre haverá novos boletins informativos para serem enviados e novos produtos para anunciar, o que torna essa ferramenta um dos canais mais valiosos para o marketing digital. 

A IA torna a estratégia de marketing via e-mail mais eficiente, usando aprendizado de máquina e reconhecimento de padrões para ajudar a:

  • Determinar horário de envio;
  • Enviar mensagens personalizadas;
  • Limpar listas de e-mail;
  • Segmentar públicos;
  • Identificar eficácia das estratégias.

Ao automatizar essas tarefas, a IA pode melhorar as taxas de interação de e-mail e aumentar o potencial de conversão dos destinatários. 

Da mesma forma, a tecnologia de chatbot começa a ganhar mais espaço, pois ela pode ajudar em muitas tarefas que levariam muito tempo e recursos humanos, como responder a perguntas sobre valor de transferência de veículo de clientes e fazer pesquisas relevantes. 

Os algoritmos de IA usados pelos chatbots reconhecem padrões nas interações entre a empresa e o público, e depois são usados para criar respostas que satisfaçam as consultas dos consumidores. 

O benefício, nesse caso, é que, por serem totalmente executados com IA, eles podem responder aos clientes fora do horário comercial.

Um terceiro fator significativo está no marketing de conteúdo, pois ele ajuda a qualificar os usuários, aumenta o reconhecimento da marca e garante que o serviço ou produto ajuda a resolver os problemas que os clientes possam apresentar. 

Mais ainda, possibilita que conteúdos mais diversos, como sobre  ozonioterapia emagrece para empreendimentos no setor de saúde, sejam feitos de forma mais adequada a sanar as dúvidas e atrair a atenção dos consumidores.

A IA ajuda a tornar o conteúdo, por meio da estratégia de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, mais valioso, pois fornece recomendações exclusivas baseadas em dados sobre qual conteúdo funcionará melhor para conectar consumidor e marca.

Conclusão

No fim das contas, todo cliente é humano, e toda pessoa que usa redes sociais, recebe um e-mail ou interage com um site gosta de falar com outros humanos. 

A inserção da inteligência artificial na estratégia de marketing digital, de qualquer maneira, proporciona mais tempo para garantir que os profissionais humanos possam criar projetos de licenciamento ambiental criativos, com atenção aos detalhes e com suporte de dados concretos. 

Além disso, por fim, quando as tarefas laboriosas associadas ao marketing digital são atendidas por um sistema de inteligência artificial, altamente eficiente e preciso, o tempo de resposta se torna mais rápido, a otimização mais clara e os objetivos de marketing mais fáceis de alcançar.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.