Aplicativos que prometem definir o futuro do trabalho
O ano passado mudou fundamentalmente a forma como trabalhamos. Dos momentos caóticos do Zoom aos happy hours, quase não mudamos nossas vidas profissionais anteriores. Embora todos esperemos voltar ao normal, alguns aspectos da pandemia ainda podem existir.
A maioria dos profissionais em todo o mundo já revelou que gostaria de ter a opção de trabalhar remotamente por aplicativos pelo menos parte do tempo. Isso significa que o modelo híbrido deve ganhar força de agora em diante. O sistema remoto também forçou as equipes a serem mais criativas – tanto na forma como interagem com seus colegas, como para a manutenção de sua rede de contatos. Assim, muitas das ferramentas digitais que surgiram na pandemia não irão desaparecer tão cedo.
Embora 2020 seja o ano que todos gostaríamos de esquecer, nem tudo sobre a vida no isolamento foi pior do que no antigo normal. O experimento do home office foi um sucesso para muitos, e o isolamento facilitou grandes avanços para a flexibilidade do trabalho. Mais importante ainda: aprendemos novas maneiras de promover conexões significativas. E essas inovações vieram para ficar.
1. Hopin
Quando a pandemia surgiu, as empresas correram para o Zoom para realizar as videoconferências. Mas, agora que as pessoas já se acostumaram ao bate-papo por vídeo, os eventos futuros devem oferecer a opção de participação no modo virtual ou presencial.
O Hopin é uma plataforma que cria eventos virtuais. Nele, é possível que as empresas ou instituições vendam ingressos e registrem usuários diretamente. Projetado para reuniões com até 100 mil pessoas, o app também permite que o usuário acesse diferentes fases ou salas de um único evento.
2. Clubhouse
O Clubhouse é uma mídia social que viralizou nos últimos meses e preencheu um grande vazio durante a pandemia. Os usuários podem optar tanto por entrar em salas de bate-papo, como em reuniões para ouvir as pessoas – incluindo celebridades como Elon Musk e Malcolm Gladwell – discutindo os mais variados temas.
Com as pessoas desesperadas por interação, a rede se tornou uma das favoritas durante o isolamento. Muitos especularam que a popularidade do aplicativo foi um pico causado apenas pela pandemia, mas sua base de usuários continuou a crescer, mesmo com a diminuição das restrições. Da mesma forma que as pessoas não estão cancelando a Netflix porque os cinemas estão reabrindo, o Clubhouse ainda terá um apelo para aqueles que preferem socializar no sofá.
3. WhatsApp
No início da pandemia, os colaboradores remotos viram sua jornada de trabalho aumentar em 8,2%. Um ano depois, muitos líderes ainda estão cobrando demais, enquanto os funcionários lutam para estabelecer limites saudáveis. Felizmente, um aplicativo de mensagens de texto pode salvar a sanidade da equipe com apenas alguns ajustes.
O WhatsApp é o futuro das mensagens de texto porque possui recursos que facilitam nossas vidas cada vez mais complicadas. Você pode ocultar o status de “visto pela última vez” dos seus colegas de trabalho, personalizar as notificações para contatos individuais e até mesmo silenciar conversas.
4. Slack
Durante o isolamento, muitos de nós passamos horas no Slack – seja nos comunicando com os membros da equipe ou compartilhando memes engraçados. O aplicativo se tornou a ferramenta de mensagens preferida de muita gente por causa de suas opções infinitas de personalização e utilidades. Os usuários podem configurar notificações de palavras-chave, colaborar em documentos, compartilhar arquivos e definir lembretes.
À medida que muitas empresas mudam para um modelo híbrido de trabalho, manter os colaboradores remotos informados será mais importante do que nunca. O Slack é provavelmente a melhor ferramenta para esse tipo de questão. Ele fornece a sensação de estar no escritório – com a opção de silenciar as interrupções indesejadas.
5. Shapr
As apresentações são tudo no mundo dos negócios, mas, durante a pandemia, conhecer pessoas ao vivo e em cores tornou-se praticamente impossível. Mesmo quando os eventos de networking voltarem a aumentar, ainda será um desafio se conectar com as pessoas certas.
O Shapr é um aplicativo que usa o algoritmo para sugerir profissionais com interesses e objetivos em comum. Depois da triagem inicial, que também leva em consideração a localização, a plataforma deixa que os usuários selecionem os perfis mais interessantes. Caso exista uma iniciativa comum a ambas as partes, o app abre uma janela de conversa e possibilita a interação entre os profissionais.
6. Meetup
Ainda no quesito networking, o Meetup é uma boa alternativa para quem não busca trocar informações apenas com um profissional, mas com todo um grupo. O app permite que seus usuários entrem ou criem salas temáticas para debater assuntos relacionados a carreira e hobbies. A plataforma também mostra quais eventos estão acontecendo ao vivo e o número de pessoas online no momento. Logo na página de entrada você já é convidado a escolher entre opções como “criar um aplicativo”, “aprender um idioma” ou “escalar uma montanha”.
Via: Forbes