Android Auto – Aplicativo que permite o uso aprimorado de um dispositivo Android dentro de um veículo
O Android Auto é um aplicativo móvel desenvolvido pelo Google que permite o uso aprimorado de um dispositivo Android dentro de um veículo equipado com uma unidade principal compatível. O arranjo permite que o dispositivo Android, especialmente um smartphone, transmita uma interface de usuário simples e fácil de usar na tela sensível ao toque do veículo, alavancando os telefones mais recentes e mais poderosos e suas aplicações prontamente atualizáveis para o veículo – incluindo mapeamento / navegação GPS , reprodução de música , SMS , telefonia e busca na web .
Os aplicativos Android são projetados na exibição do carro usando gráficos consistentemente consistentes, depois que o telefone foi conectado ao carro via USB. O Google antecipa que ambos os ecrãs de tela sensível ao toque e botões controlados serão suportados, embora a operação mãos-livres através de comandos de voz seja encorajada a minimizar a distração de condução.
O Android Auto faz parte da Open Automotive Alliance , que foi anunciada em 2014, e é um esforço conjunto com 28 fabricantes de automóveis e a Nvidia como fornecedor de tecnologia. O Android Auto foi anunciado no Google I / O 2014, e o aplicativo Android Auto foi lançado em 19 de março de 2015.
Funcionalidade
A maneira mais comum em que o Android Auto é implantado é através de um dispositivo móvel Android que executa o aplicativo Android Auto, agindo como um escravo da unidade do painel do painel do veículo , que é compatível com este aplicativo. O dispositivo Android do usuário é então conectado ao veículo via cabo USB , que permitirá que a unidade principal sirva como uma tela externa para o dispositivo Android, que apresentará o software suportado em uma interface de usuário específica do carro fornecido pelo aplicativo Android Auto. Alternativamente, o aplicativo Android Auto pode ser executado como um aplicativo regular em um dispositivo Android, ou seja, não ligado à unidade principal de um carro, o que permite seu uso em rádios de automóveis com Android ou simplesmente no telefone ou tablet pessoal do usuário o veículo.
São suportadas várias funções:
- Mapeamento GPS / navegação
- Controle de música
- Telefonia
- Composição e reprodução de SMS
- Pesquisa na internet
As aplicações compatíveis incluem Google Maps , Waze , Google Play Music , MLB em Bat, Skype , Spotify , Amazon Music , Deezer , MediaMonkey , Songza , Stitcher , iHeartRadio , Radioplayer , TuneIn , WhatsApp e WeChat .
Um kit de desenvolvimento de software Android Auto (SDK) foi lançado, permitindo que terceiros modifiquem seus aplicativos para trabalhar com o Android Auto; Inicialmente, apenas as APIs para aplicativos de música e mensagens estarão disponíveis.
Com o Android Auto, o dispositivo móvel do driver terá acesso a vários sensores e entradas do automóvel, como GPS e antenas GPS de alta qualidade, botões de direção, sistema de som, altifalantes direcionais, microfones direcionais, velocidade da roda, bússola , antenas móveis. Também há acesso parcial aos dados do carro, um recurso ainda em desenvolvimento.
Fornecedores e fornecedores parceiros – Veículos suportados
Em maio de 2015, a Hyundai tornou-se o primeiro fabricante a oferecer suporte ao Android Auto, tornando-o disponível primeiro no Hyundai Sonata 2015 . Os fabricantes de automóveis que estarão oferecendo suporte ao Android Auto em seus carros incluem Abarth , Acura , Alfa Romeo , Audi , Bentley , Cadillac , Chevrolet , Chrysler , Dodge , Fiat , Ford , GMC , Honda , Hyundai , Infiniti ,Jaguar Land Rover , Jeep , Kia , Lamborghini , Lexus , Lincoln , Mahindra e Mahindra , Maserati , Mazda , Mercedes-Benz , Mitsubishi , Nissan , Opel , RAM , Renault , SEAT , Škoda , Subaru , Suzuki , Tata Motors Cars , Volkswagen e Volvo. Enquanto o site oficial do Android Auto lista a maioria dos fabricantes de automóveis como suporte ao Android Auto, muitos veículos que são lançados para os anos modelo de 2015 e 2016 não o suportam oficialmente ainda. Os seguintes modelos estão disponíveis com Android Auto suporte:
- Hyundai Sonata (maio de 2015)
- Hyundai Veloster (pacote técnico)
- Hyundai Ioniq
- Skoda Fabia (junho de 2015)
- Skoda Rapid (junho de 2015)
- Skoda Superb (junho de 2015)
- Skoda Octavia (junho de 2015)
- VW Fox (junho de 2015)
- Honda Accord (agosto de 2015)
- Audi Q7 (agosto de 2015)
- Honda Civic (setembro de 2015)
- VW Golf / GTI / R (setembro 2015/2016)
- VW Touran II (setembro de 2015)
- Mitsubishi Pajero (setembro de 2015)
- Kia Sportage (após novembro de 2016)
- Kia Soul EV (após novembro de 2016)
- Chevrolet Cruze
- Subaru Impreza (janeiro de 2017)
- Suzuki Ciaz (Todos os carros com SmartPlay via atualização de software)
- Suzuki Baleno (2015)
- Suzuki Ignis
- Maruti Suzuki Dzire (2017)
- Suzuki S-Cross
- Vitara Brezza
- Mahindra XUV500 (2017)
Muitos outros modelos agora estão equipados com o suporte de Android Auto. Para ver uma lista completa de fabricantes e veículos do Google Auto, visite o site da Google.
Unidades de cabeça de pós-venda
Vários sistemas de áudio para automóveis pós-venda também foram lançados que suportam o Android Auto, permitindo a incorporação da tecnologia em veículos pré-existentes. Os fabricantes incluem Pioneer, Kenwood, Panasonic e a Sony.