Play Store ganha novo formato de sugestões de aplicativos

Se antes a Play Store já contava com uma curadoria apurada através da Escolha dos Editores, sua principal seção de sugestões de aplicativos, agora os esforços parecem ter sido elevados a um novo nível, já que a Google optou por oferecer uma abordagem mais social e adicionar dicas de apps em formato de listas com capas temáticas e cards.

► EATS FOR YOU – O APLICATIVO DE COMIDAS CASEIRAS

Além disso, os usuários estão recebendo notificações sobre todo o conteúdo. As imagens abaixo, por exemplo, mostram uma notificação anunciando os “5 principais aplicativos de edição de imagens”, com a seguinte descrição: “Tire fotos com imagens perfeitas sempre”. Por fim, está um botão de “Saiba mais”.

(Imagem: 9to5Google)

 

Ao tocar na notificação, o usuário é automaticamente redirecionado para a Play Store, onde pode ver os aplicativos de edição de fotos selecionados. Estranhamente, existem diversas publicações antigas povoando a nova seção de sugestões — a própria lista de apps para fotografias é de outubro de 2018. Ainda assim, as dicas ainda são relevantes.

► 5 APLICATIVOS PARA AJUDAR EMAGRECER

Há também um texto onde está escrito “Why we love this”, embaixo do botão de instalação. Nesta seção, há uma pequena seção listando alguns motivos para os usuários baixarem o app e, logo abaixo, um botão para mais informações. Ao final, após o último card, está a já conhecida seção “Você também pode gostar de…”, com mais uma infinidade de aplicativos relacionados.

(Imagem: 9to5Google)

 

O objetivo da Google é, obviamente, fazer com que os usuários baixem mais aplicativos e assim, beneficiem os desenvolvedores da plataforma, gerando mais receita para eles e para a plataforma. Além disso, caso perca a notificação ou a apague sem querer, basta ir até a seção de notificações do app da Play Store que a mensagem estará lá.

Nesta seção, também é possível limpar o histórico e retornar às mensagens anteriores. O novo formato de sugestões de apps parece ser uma adição recente da Google à Play Store e começou a aparecer após uma mensagem do aplicativo, que questionava se os usuários queriam “continuar no circuito”, recebendo novas atualizações e ofertas na plataforma.

Fonte: 9to5Google